Com o advento da pandemia começaram a surgir inúmeros web sites de empresas na internet mas, isso não significa que elas estejam sendo encontradas pelos seus clientes...
Simplesmente criar uma página na web, não é garantia de visibilidade. Seu site deverá seguir uma série de critérios para conseguir que os mecanismos de busca posicionem melhor o seu site.
Mas, afinal, o que vem a ser um mecanismo de busca? São os apps que usamos para buscar conteúdo na Internet como o Google e o Bing.
Logo, quanto mais a frente de seus concorrentes sua empresa aparecer melhor para seu negócio! O ideal é aparecer na primeira página de busca pois, mais de 70% dos cliques nos sites listados são efetuados na primeira página.
E aparecer na primeira página do Google não é caro? Se sua empresa for pagar para “forçar” sua posição na primeira página, isso realmente pode sair caro.
Mas, pagar para “forçar” a posição não é a única forma de ficar bem rankeado? Não!! Vou te explicar. Dentre os vários assuntos que estão em alta na Internet, gostaria de dar destaque em dois: SEO e Busca Orgânica.
Segundo a Wikipédia Busca Orgânica significa:
“Uma busca orgânica é o processo que faz com que os usuários da World Wide Web possam realizar pesquisas na rede através das listagens dos motores de busca, ao contrário do que ocorre com listagens de resultados onde pode constar publicidade paga e anúncios exibidos entre os resultados de procura.”
Ou seja, aparecer bem posicionado no Google sem ter que pagar por isso!
Segundo a Wikipédia SEO significa:
“Otimização de Sites é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.”
Sendo assim, otimização para motores de busca ou SEO (Search engine optimization) é a forma com que seu web site é criado, onde ele é hospedado e a tecnologia por traz de seu site.
Os principais motores de busca de mercado levam em consideração quatro itens: Performance, Acessibilidade, Melhores Práticas e SEO, cada um desses recebe uma nota que vai de 0 a 100 representados como a figura a baixo:
Quanto aos itens: Acessibilidade, Melhores Práticas e SEO, a nota de seu site deve estar sempre acima de 90, já a Performance deve estar acima de 50.
Utilizando tudo o que foi acima citado somado a uma boa estratégia de palavras-chave, seu web site irá gradualmente ocupar a primeira página do Google, de forma orgânica.